Kvitova surpreende Azarenka e espera por Sharapova na final

30-06-2011 17:02

 

Londres (Inglaterra) - O confronto entre a tcheca Petra Kvitova e a bielo-russa Victoria Azarenka, pelas semifinais em Wimbledon, nesta quinta-feira, estava recheada de coincidências. Ambas com seus 21 anos entraram em quadra tentando pela primeira vez atingir uma final de Grand Slam. Como apenas uma iria avançar, coube a Kvitova o prazer da vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/2, em 1h44.

Na decisão, Kvitova espera pela vencedora do embate envolvendo a russa Maria Sharapova e a alemã Sabine Lisicki, que se enfrentam na sequência na Quadra Central. As duas possíveis adversárias na final possuem o mesmo retrospecto contra a tcheca, vencendo o único confronto anterior. Sharapova triunfou nas semifinais em Memphis, no ano passado, enquanto a germânica triunfou na primeira rodada em Miami, em 2009.

Cabeça de chave número 8, a tcheca ousou, foi mais agressiva e acabou premiada por ter tomado a iniciativa. Kvitova somou 40 bolas vencedoras, contra apenas nove da bielo-russa, e só cometeu 14 erros não forçados, diante de sets da rival Seu início de jogo foi arrasador, com duas quebras ela faturou o primeiro set tranquilamente, permitindo que Azarenka conseguisse ganhar apenas um game.

Uma quebra precoce na segunda parcial deu vantagem a Azarenka, que mesmo sendo pressionada em alguns momento conseguiu se segurar e empatou o duelo. Entretanto, a superioridade da canhota tcheca e seus potentes golpes de esquerda voltaram a fazer estrago no terceiro e decisivo set, no qual Kvitova conseguiu bater o saque da rival mais duas vezes, para fechar a partida.

Semifinalista no ano passado, Kvitova havia caído diante da eventual campeã, a norte-americana Serena Williams. A tcheca, atualmente número 8 do mundo, vem em boa ascensão no ranking, começou a temporada na 34ª colocação, mas fui subindo graças a suas boas atuações e os três títulos conquistados em 2011. Mesmo com a grande campanha em Wimbledon, ela só ganhará uma posição e se ficar com o título, caso contrário apenas irá encostar na italiana Francesa Schiavone, a sétima na lista da WTA.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar