Na Li põe Sharapova fora de cena

02-06-2011 16:18

 

Paris (França) - Vice-campeã do Aberto da Austrália, a chinesa Na Li terá nova oportunidade de ser a primeira de seu país a triunfar em um Grand Slam. Nesta quinta-feira, ela anotou uma vitória maiúscula sobre a russa Maria Sharapova, com parciais de 6/4 e 7/5, depois de 1h48 de confronto. Agora, na decisão a cabeça de chave número 6 espera ou pela local Marion Bartoli ou pela italiana Francesca Schiavone.

Diante das duas possíveis rivais na final, Li possui igualdade no retrospecto. São duas vitórias para cada lado contra Schiavone, que levou a melhor no último embate, justamente em sua campanha vencedora no saibro parisiense, no ano passado, e empate em 1 a 1 frente a Bartoli.

Embalada pelo título em Roma, a musa russa buscava uma final inédita em Roland Garros, único Grand Slam que falta em seu currículo. Com a derrota nesta quinta-feira, Sharapova terá que adiar o sonho de levantar a taça dos quatro principais torneios da temporada.

Com mais iniciativa no começo da partida, a chinesa quebrou Sharapova logo em sua primeira ida ao serviço e abriu 3/0 na sequência, após sofrer para confirmar o saque, precisando salvar três break-points. A russa até chegou a devolver a quebra duas vezes, sendo que na primeira perdeu o saque em seguida e na segunda até complicou um pouco mais, mas falhou ao servir em 4/5, perdendo o set.

Apesar da queda na parcial anterior, a russa tomou conta do jogo no início do segundo set, quebrando logo no primeiro game. Melhor em quadra, Sharapova foi vendo aos poucos Na Li se recuperar, até que conseguiu devolver a quebra no oitavo game. Pressionada e sacando em 5/6, a ex-número 1 do mundo falhou novamente no saque e acabou caindo com uma dupla falta no match-point.

Embora não tenha apresentado um desempenho muito ruim no saque, acertando 67% das primeiras bolas, Sharapova abusou das duplas faltas, foram 10 ao todo, entre elas aquela que lhe custou o jogo. Os 28 erros não forçados da russa também foram importantes no resultado positivo de Na Li, que desperdiçou 23 bolas, mas acertou 24 bolas vencedoras, o dobro da rival.

A campanha de Na Li na temporada é curiosa. Depois do vice-campeonato em Melbourne, ela patinou e sofreu quatro derrotas seguidas em estreias, só recobrando a boa fase no saibro europeu. Ela teve boas campanhas nos Premier de Madri e Roma, atingindo as semifinais em ambos.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar