Nadal bate Del Potro e procura 19º Masters

20-03-2011 10:12

Indian Wells (EUA) - Depois de um início instável, em que chegou a estar em desvantagem de 1/4, o espanhol Rafael Nadal cresceu na partida, tomou conta da quadra e derrotou o argentino Juan Martin del Potro, por 6/4 e 6/4, para atingir a semifinal do Masters 1000 de Indian Wells.

Além do tricampeonato no torneio californiano, Nadal buscará às 17 horas deste domingo o seu 19º troféu de nível Masters, o que o colocaria ainda mais longe do norte-americano Andre Agassi e do suíço Roger Federer, que somam 17. Seu adversário sai da partida seguinte, entre Federer e o sérvio Novak Djokovic.

Del Potro começou muito bem a partida, com a tática clara de ser sempre agressivo. Contando com erros de Nadal nas trocas de bola, obteve a quebra logo no segundo game e saltou para 4/1. Aos poucos, no entanto, o número 1 do mundo encontrou o melhor ritmo. Mais concentrado e procurando paralelas, obteve a quebra de igualdade e venceu cinco games consecutivos, fechando a série com ace.

O segundo set viu quatro primeiros games muito equilibrados, mas já era evidente a dificuldade para o argentino manter o ataque com margem segura. Para piorar, Nadal se mostrou muito preciso nos contraataques e, com pelo menos dois lances espetaculares, conseguiu a quebra decisiva no quinto game e manteve a diferença até fechar o set e a partida, após 1h51. O cabeça 1 obteve 23 winners contra apenas 12 do adversário

Com o resultado, Nadal interrompe a série de três derrotas consecutivas para Del Potro, todas sofridas na temporada 2009, e abre 5 a 3 nos confrontos diretos. Com os 360 pontos obtidos, o argentino dará novo salto no ranking e deverá aparecer no 51º posto na segunda-feira.

Esta será a 57ª final do espanhol, na busca pelo 44º título e o primeiro troféu de 2011. Nos últimos cinco anos, ele ganhou pelo menos cinco torneios por temporada, com recorde pessoal em 2005, com 11.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar