Nadal mostra que sabe sofrer e vence carrasco de Bellucci
11-05-2011 16:00
Roma (Itália) – Não foi nada fácil a estreia do espanhol Rafael Nadal no saibro do Masters 1000 de Roma, último grande evento na superfície de terra batida antes de Roland Garros. Com muitos erros não-forçados e com dificuldade para controlar o forte vento, o pentacampeão passou por apuros diante do qualifier italiano Paolo Lorenzo – algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada – antes de anotar 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/0, em 2h37 de confronto.
Com o triunfo, o canhoto de Mallorca respira aliviado e ainda segue na luta para manter a ponta do ranking de entradas ao menos até a próxima semana. O sérvio Novak Djokovic, que atropelou o polonês Lukasz Kubot na abertura da programação, está cada vez mais próximo de Nadal na batalha para se tornar o número 1 da ATP pela primeira vez na carreira. "Rafa" testa na sequência o compatriota Feliciano López ou o alemão Philipp Kohlschreiber.
Nadal demonstrou um pouco de intranquilidade no duelo contra Lorenzi, que depois de furar o qualificatório, surpreendeu Bellucci em sets diretos na terça-feira. Com erros frequentes da linha de base e nitidamente irritado, o espanhol tentava definir os pontos afoitamente. Do outro lado da rede, no papel nítido de franco-atirador, o italiano número 148 do mundo abusava de subidas à rede, incomodando o adversário.
Depois de perder o tiebreak, Nadal deu mostras de que estava recuperado e abriu vantagem na segunda parcial. Lorenzi buscou a igualdade, mas não conseguiu manter a consistência, e o cabeça de chave 1 na capital italiana cravou 6/4. Já no set desempate, perfeitamente adaptado à condições da quadra Pietrangeli, a principal do complexo do Foro Itálico, o atleta de 24 anos não deu chances ao tenista da casa e avançou com “pneu”, no primeiro encontro entre ambos pelo circuito profissional.
Com 75% de pontos conquistados quando conseguiu colocar o primeiro serviço na quadra do adversário, Nadal se safou de sofrer mais quebras, além de ter sido mais ofensivo depois de sair atrás, sacramentando seis chances em treze oportunidades que construiu. Apesar de o placar indicar equilíbrio, a maior categoria de Nadal pode ser verificada no total de pontos vencidos, com 97 a 82, sendo que no terceiro set foi uma verdadeira goleada: 26 a 12.
(in tenisbrasil)
Tags:
—————