Novak Djokovic confirma invencibilidade após derrotar Nadal

21-03-2011 01:59

Indian Wells (EUA) - Para comprovar que é o melhor tenista em atividade, o sérvio Novak Djokovic comemorou sua chegada ao número 2 do mundo derrotando nada menos que o líder do ranking, o espanhol Rafael Nadal. Com uma virada duríssima de 4/6, 6/3 e 6/2, em duelo de 2h25, ele conquistou o terceiro troféu da temporada, o 21º da carreira e o sexto em nível Masters. Quebrou assim o tabu de haver perdido todas as cinco finais anteriores para Nadal.

O bicampeonato em Indian Wells, três anos depois da primeira conquista, veio coroado pela vitória também sobre Roger Federer na semifinal. Foi a segunda vez na carreira em que ele derrota a ambos um mesmo torneio, repetindo a façanha que lhe deu o título no Canadá, em 2007. Com isso, ele diminuiu o placar geral contra o espanhol para 16 a 8, encerrando jejum que vinha desde novembro de 2009, no Masters de Londres.

A outra ótima notícia é que Djokovic aparecerá bem mais perto de Nadal no ranking a ser divulgado nesta segunda-feira pela Associação masculina. O espanhol aumentará sua pontuação para 12.630, mas o sérvio saltará para 8.710 e com isso ficará a 3.920 do primeiro lugar. Como defende apenas 10 pontos no Masters de Miami, a partir de quarta-feira, a distância poderá cair bem mais, já que Nadal foi semifinalista e precisa repetir 360.

A partida foi repleta de alternativas e consequentemente de emoções. Num jogo marcado por longas e pesadas trocas de bola e muita correria, Nadal se mostrou mais regular nos momentos decisivos e contou com vacilo do adversário em games que poderiam ter mudando a história de cada set.

Nadal aproveitou seu quinto break-point no quarto game do set inicial, com dupla falta do sérvio, para abrir 3/2. Foi quebrado de volta com grandes bolas de Djokovic, porém ele voltou a falhar diante da regularidade do espanhol. Ele então abriu 5/3 e fechou por 6/4 com competência, após 48 minutos. No aproveitamento dos pontos com o segundo saque, a diferença gritante: 80% de Nadal, o dobro do sérvio.

O segundo set foi ainda mais tenso e indefinido, a ponto de durar uma hora. Djokovic abriu 4/2, mas voltou a cometer dupla falta e permitiu a reação. Mas Nadal não aproveitou e cometeu sucessivos erros com o serviço. Com 5/3, Djokovic fez nova dupla falta quando tinha o segundo set-point. O game se alongou por 12 minutos, até que finalmente o sérvio empatou a partida. Números incríveis: Nadal acertou apenas 25% do primeiro saque e apenas 13 winners foram marcados (sete para Djokovic).

O sérvio então atropelou o oponente na série final. Jogando com notável intensidade e determinação, foi agressivo o tempo todo e chegou a abrir 4/0, com duas quebras de vantagem, até que enfim Nadal fez o seu saque e escapou de humilhação maior. Djokovic desta vez não vacilou e atingiu a 17ª vitória seguida em 2011.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar