Os suiços loucos por Federer

06-07-2011 12:18

Imagine-se o que seria para os portugueses ficarem quase três anos sem verem ao vivo Cristiano Ronaldo a jogar pela Selecção Nacional num estádio português. É precisamente isso que se passava com Roger Federer. O maior tenista de todos os tempos "escolheu" a eliminatória da Taça Davis frente a Portugal, a partir de depois de amanhã e até domingo, para se mostrar aos compatriotas. A última actuação em casa aconteceu já em Setembro de 2008.

Ontem à tarde, a Swiss Tennis (federação) decidiu abrir ao público a segunda sessão de treino de Federer, no PostFinance Arena, em Berna. Num ápice, apareceram mil pessoas e muitas delas ainda tiveram direito a um autógrafo.

Pouco depois, na conferência de Imprensa, Federer deu mais um bónus. "Já comuniquei ao resto da equipa que irei disputar esta competição no futuro", começou por anunciar. "O objectivo é para já subir ao Grupo Mundial. Depois veremos como me sinto fisicamente em 2012", acrescentou, lançando de imediato as suas ideias em termos de programação: "Ao decidir concentrar-me na Taça Davis, terei de jogar menos torneios Masters e fazer uma planificação da época completamente diferente. Tudo indica que venha a perder posições no ranking, mas trata-se de uma escolha que desejo para o futuro."

Relativamente ao largo favoritismo da Suíça diante de Portugal, mostrou-se cauteloso e… simpático: "Conheço os jogadores. Gil e Machado jogam muito bem em terra batida, por isso escolhemos um piso duro e um recinto coberto. Jogar em casa é, para nós, uma vantagem, mas não vamos subestimar o adversário. Os portugueses vão dar o máximo, e nós teremos de estar muito concentrados."

(in Jornal o Jogo)

—————

Voltar