Portugal espectacular vence Georgia e ascende ao Grupo I (actualizado com foto)

07-05-2011 17:30

Portugal foi promovido ao Grupo I, graças à vitória sobre a Georgia desta tarde.

No 1º encontro, Maria João Koehler venceu a georgiana Sofia Shapatava por 6/2 e 6/2. No 2º encontro, Michelle Larcher de Brito venceu em 3 sets a georgiana Anna Tatishvili, tendo cedido no 1º set por 3/6 e tendo salvo e match-points conseguiu superar a adversária no 3º set por 7/6.

No 3º encontro, será provável que o seleccionador Pedro Cordeiro entregue a representação portuguesa no jogo de pares a Magali De Lattre e a Barbara Luz.

Portugal ascende assim ao grupo I, depois das vitórias sobre Marrocos, Finlândia e Georgia e começa o despertar de uma selecção muito jovem e de alta qualidade que certamente irá dar grandes alegrias ao ténis nacional.

Nota (14:31) : Segundo informações de que dispomos Michelle de Brito fez um jogo extraodinário. Depois de ceder por 3/6, cedia por 1/4 e voltou a seu favor o 2º set para 6/4, e depois esteve a ceder 2/5 no 3º set, sofreu 2 match-points e terminou com 7/6. A grande união da equipa nacional permitiu a reviravolta, a grande agressividade e  força de vontade de Michelle de Brito uniu as portuguesas. Obrigado a todas.

Actualizado às 18:27

 

Portugal promovido ao grupo I!

07-05-2011

Portugal garantiu, esta tarde, a promoção ao grupo I da zona Europa/África da Taça Federação, ao vencer a congénere da Geórgia no play-off de promoção, por 2-0, realizado no Egipto.

Na terra batida do Smash Tennis Academy do Cairo, Maria João Koehler foi a primeira a mostrar estarem debeladas as maleitas que a impediram de se apresentar ao melhor nível nos embates anteriores. A bicampeã nacional absoluta (245.ª do ‘ranking’ mundial) dominou numa partida de sentido único com a georgiana Tatia Mikatze (304.ª), a quem aplicou duplo 6-2.

Depois foi a vez de Michelle Larcher de Brito (165.ª) entrar em prova com a número um da Geórgia, Sofia Shapatava (280.ª), e protagonizar grande reviravolta, depois de ter salvo três ‘match points’, até selar triunfo pessoal e garantir a promoção através de 3-6, 6-4 e 7-6 (8/6).

A Maria João jogou muito bem e, por isso, ganhou tão facilmente. A Michelle começou por perder, salvou dois match points. Um no 6-5 e no ‘tiebreak’”, relatou o capitão Pedro Cordeiro.

Satisfeito pelo regresso ao grupo I, do qual Portugal foi despromovida em Fevereiro de 2010, o seleccionador nacional não poupou elogios à equipa. “É muito bom regressar ao grupo I, toda a equipa está de parabéns e mesmo as jogadoras que não tiveram em campo, foram incansáveis no apoio durante as partidas. Quando se consegue atingir um objectivo como este é sempre um bom presságio. Sentiu-se um excelente ambiente no seio da equipa”, sublinhou Pedro Cordeiro.

(in FPT) 

—————

Voltar