Portugal Open :: Lista de wild cards quase fechada

26-04-2013 07:06

Oeiras - Portugal :: Kuznetsova e Cibulkova abrilhantam melhor lista feminina de sempre

Ficou hoje completo o lote de wild cards daquele que é o melhor quadro feminino de sempre no Portugal Open. O último convite atribuído por João Lagos foi para Dominika Cibulkova, a pequena mas destemida eslovaca que ocupa actualmente a 15ª posição do ranking da WTA. Aos 23 anos, Cibulkova regressa assim a Portugal depois de, em 2005, ter vencido o ITF de Amarante e procura, nos courts de terra-batida do Jamor, erguer o seu terceiro título de singulares no circuito WTA.

Dominika Cibulkova junta-se assim a Julia Goerges, Svetlana Kuznetsova e Maria João Koehler, que receberam igualmente um wild card para disputarem o quadro principal do Portugal Open. Com uma ligação muito especial ao nosso país, onde no final do ano passado esteve a preparar a época de 2013, Goerges, actual nº30 WTA, solicitou um dos wild cards destinados a jogadoras que em 2012 tivessem ocupado o top-20 e não lhe viu negada a oportunidade de regressar ao nosso país.

Apesar de ocupar a modesta 42ª posição do ranking, Svetlana Kuznetsova apresenta-se no Jamor como a jogadora com melhor currículo, contando já com dois títulos em torneios do Grand Slam (US Open 2004 e Roland Garros 2009). “É mais um nome, porventura o maior de todos, daqueles que virão abrilhantar aquela que promete ser uma histórica 15ª edição da variante feminina do Portugal Open”, afirmou João Lagos, que não deixou de premiar com um convite a nº1 nacional portuguesa Maria João Koehler.

“Depois do magnífico começo de temporada alcançado no Open da Austrália que a deixou às portas do top 100 mundial, esta presença da Maria João Koehler no quadro principal do Portugal Open é um prémio mais do que merecido. A participação nos oitavos-de-final o ano passado no Jamor foi mais um marco indelével na história do torneio, e estou certo que ela este ano lutará de igual para igual com algumas das melhores jogadoras do mundo que vão estar entre nós já à partir deste sábado”, afirmou o director do Portugal Open.

Portugueses premiados com wild cards

Se no quadro feminino a lista de wild cards já se encontra fechada, na vertente masculina há ainda um nome por revelar. Gastão Elias, que ocupa actualmente a sua melhor posição de sempre no ranking da ATP (113º), foi recompensado com o primeiro convite para o quadro principal numa altura em que atravessa um dos melhores momentos da carreira – foi recentemente campeão no Challenger de Santos, no Brasil, país onde reside e treina.

“Temos acompanhado com grande atenção a carreira do Gastão Elias, como aliás o fazemos em relação a todos os jogadores portugueses, e não nos surpreendem os resultados que tem vindo a alcançar. Afinal, quando em 2006 promovemos um set de exibição entre ele e a Michelle Brito no court central do Jamor, foi precisamente com o intuito de apresentar aos portugueses o futuro do nosso ténis”, relembrou João Lagos.

Também o lisboeta Pedro Sousa foi merecedor da confiança da organização, que lhe atribuiu um convite para o quadro principal pelo segundo ano consecutivo. Esta é a quarta vez que o pupilo de Gonçalo Nicau disputa o quadro principal do Portugal Open, dois anos depois de surpreender o mundo com uma exibição de altíssimo nível diante de Juan Martín del Potro, que este ano volta ao Jamor para tentar tornar-se no primeiro tricampeão da história do torneio.

por Marta Talhão in Portugal Open

 

—————

Voltar