Roland Garros 2013 :: Nadal ressalta paixão pelo tênis após oitavo título

10-06-2013 15:29

Paris (França) - Rafael Nadal já venceu Roland Garros oito vezes, quatro seguidas, mas ainda está longe de se sentir entediado com os  seus resultados. O espanhol de 27 anos acredita que pode melhorar ainda mais na terra batida e aprecia cada um de seus troféus conquistados em Paris.

"Lutar em situações especiais, como no court central de Roland Garros, é extraordinário. Eu via esses jogos quando era criança e pensava 'Meu Deus, espero vencer neste lugar'. Meu sonho tornou-se realidade, mas passei anos procurando isto. Quando eu estiver farto, o que acontecerá um dia, vou aceitar e tentar ser feliz fazendo outra coisa. Porém, enquanto eu tiver paixão por este desporto e divertir-me jogando tênis, eu vou continuar", disse.

Além de tornar-se octacampeão, Nadal ultrapassou o número de vitórias em Paris de Guillermo Vilas, com 59. "Se você acha que não pode melhorar, não sabe nada sobre a vida, porque nada é perfeito. Há sempre espaço para evolução, especialmente no tênis. Mas isso não significa que você ganhará mais. Vencer ou perder depende de fatos, da mente, da sorte".

"Eu treino com um objetivo, de melhorar certas coisas que me ajudarão contra os principais jogadores. Oito vezes é muito, mas continuarei com a mesma paixão e intensidade para levar meu tênis ao ápice. Nunca sei se vou conseguir, mas garanto que sempre tentarei", acrescentou Nadal.

Sobre a partida decisiva, Nadal quis exaltar o desempenho do amigo David Ferrer. "Jogos contra David sempre são difíceis. O placar indica algo mais fácil do que a partida foi. Acho que joguei muito bem em alguns momentos, num nível muito alto. Estou muito feliz, é uma vitória bem importante para mim", analisou.

"Desde que voltei, eu ganhei em todas as categorias: 250, 500, 1000 e agora um Slam. É uma satisfação pessoal, mas muitas pessoas ajudaram-me no regresso. É por causa deles que hoje estou aqui", agradeceu o espanhol, que cairá para a quinta posição do ranking por conta da melhor campanha de Ferrer no torneio. Nadal desistiu de disputar Halle volta apenas em Wimbledon.

David Ferrer reconheceu a superioridade de Rafael Nadal, que o venceu na final de Roland Garros, mas acredita que poderia ter jogado melhor com um court mais rápido. O jogador de 31 anos pretendia atacar o tempo todo, mas as suas bolas não andaram tanto no piso húmido.

"Meu plano era ser agressivo contra Rafael. A quadra estava mais lenta hoje, com chuva, dificultando os winners. Foi 6/3, 6/2 e 6/3, mas acho que o primeiro set e o terceiro foram disputados", disse Ferrer. "Bater Rafael na terra exige agressividade. Preciso terminar os pontos na rede e jogar o meu melhor. Mas quando o piso está lento, fica difícil".

Ferrer também destacou a regularidade do octacampeão. "Ele tem maior potência nos golpes do que eu e é muito difícil derrotá-lo. Rafael foi melhor do que eu. Serviu melhor, errou pouco, foi mais regular e consistente nos momentos importantes", afirmou. "Rafael tem a melhor mentalidade que já vi. Ele tem tudo. Pode ser agressivo, jogar na rede, é incrível fisicamente. Pode jogar cinco sets e jogar bem dois dias depois", acrescentou.

No geral, Ferrer ficou contente por ter chegado a sua primeira final de Slam. "Claro que você sempre sente que poderia ter jogado melhor. Mas quando o adversário é mais firme, você precisa aceitar. Tentarei melhorar no futuro. É o que posso fazer a cada dia. Espero voltar a uma final de Slam. Ganhei meu primeiro Masters 1000 e progredi. Quero que isso continue".

Curiosamente, Ferrer passará Nadal no ranking, por ter somado mais pontos em relação a 2012. "É estranho, não? Perdi a final para Rafael, mas amanhã serei número 4 e ele o 5. Eu preferia trocar. Eu campeão e número 5! (risos)", brincou.

Ferrer também não se incomoda por não ser tão badalado quanto seus companheiros de top 5. "Estou bem. Sou respeitado na Espanha e fora também. Mas não me importo se sou famoso. Estou muito satisfeito com a minha carreira. Espero ficar entre os melhores do mundo por alguns anos".

—————

Voltar