Seppi ganha Eastbourne em final conturbada

19-06-2011 15:17

 

Eastbourne (Inglaterra) - O desfecho do ATP 250 de Eastbourne não poderia ter sido mais melancólico. Embora estivesse em jogo um título inédito para os dois finalistas, a decisão envolvendo o italiano Andreas Seppi e o sérvio Janko Tipsarevic acabou sendo mais movimentada por fatores extra-quadra do que pelas atuações dos dois tenistas.

Com as arquibancadas praticamente vazias, por conta do frio e até da chuva, o italiano contou com o abandono de Tipsarevic já no fim da partida, quando sacava para fechar, com parciais de 7/6 (7-5), 6/3 e 5/3, depois de 2h35 de confronto. Disputando apenas a segunda final da carreira, Seppi não só quebrou esta escrita, mas também anotou sua primeira vitória sobre Tipsarevic, que havia levado a melhor nos três encontros anteriores.

O duelo começou equilibrado, com o sérvio anotando uma quebra logo no primeiro game, devolvida prontamente por Seppi. Sem novas quebras, o primeiro set foi decidido apenas no tiebreak, no qual o italiano se saiu melhor e largou em vantagem. Aproveitando o embalo, ele chegou a bater o saque de Tipsarevic no início do segundo set, mas o 30 do mundo se recuperou e virou o placar, levando a decisão para o terceiro set.

Foi justamente na parcial decisiva que as coisas começaram a ficar mais movimentadas. Seppi teve uma ótima arrancada e chegou a abrir 4/0 e saque, com direito a duas quebras. Entretanto, quando sacava o jogo foi suspenso por causa da chuva. Antes mesmo disso, Tipsarevic já havia reclamado diversas vezes com o juiz de cadeira e com o representante da organização alegando falta de luz e pedindo por um adiamento.

Só que o sérvio não foi atendido em nenhum momento e assim que a chuva parou os dois voltaram à quadra para encerrar o embate. Tipsarevic chegou a esboçar uma recuperação e devolveu as duas quebras, mas quando sacava em 3/4 sofreu um escorregão e lesionou a virilha direita. Ele ainda tentou continuar após o atendimento médico, voltou ao saque e foi novamente quebrado, abandonando na sequência.

Mais cedo, os dois finalistas haviam disputado os confrontos semifinais, que foram adiados de sexta para sábado por causa da chuva. Seppi despachou o russo Igor Kunitsyn, enquanto Tipsarevic passou pelo japonês Kei Nishikori. Com o título na grama de Eastbourne, o italiano irá subir da 51ª para a 38ª colocação no ranking.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar