Serena Williams bate record de ases (23) para derrubar Azarenka e tentar o penta

05-07-2012 16:58

Londres (Inglaterra) - Nesta quinta-feira a norte-americana Serena Williams deu mais um grande passo para conquistar mais uma taça em Wimbledon. Quatro vezes campeã do torneio, ela derrotou a bielorrussa Victoria Azarenka em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/6 (8-6), após 1h37 de confronto, e está a um jogo de faturar o quinto título no All England Club.

A norte-americana mostrou mais uma vez que está em grande fase, principalmente quando colcoa a bola em jogo. Depois de anotar o recorde pessoal de 23 aces na vitória pela terceira rodada, contra a chinesa Jie Zheng, contra Azarenka ela se superou mais uma vez e anotou 24 pontos de saque, o último deles para fechar o jogo e se garantir em mais uma final.

Quem terá a missão de parar a caçula das irmãs Williams será a polonesa Agnieszka Radwanska, que disputa sua primeira final de Grand Slam na carreira. Apesar disso, ela já sabe o que é vencer em Wimbledon, uma vez que foi campeã do juvenil em 2005. O retrospecto, contudo, é favorável à norte-americana, que levou a melhor nas duas vezes que se enfrentaram anteriormente no circuito.

Muito mais experiente do que as outras três semifinalistas, Serena disputava pela 21ª vez uma semifinal de Slam, situação na qual só foi derrotada três vezes. Azarenka, sua rival desta quinta fazia apenas a terceira semi da carreira neste nível, ao passo que as duas do outro lado da chave, Agnieszka Radwnaska e Angelique Kerber faziam sua primeira aparição.

Em títulos, a diferença da ex-número 1 para as demais também é gritante. Ela soma 41 conquistas em sua carreira, mais do que as outras três juntas. Azarenka é a segunda mais vitoriosa, com 12 troféus, dois a mais do que Radwanska, que só neste ano levou três títulos para casa. Kerber é a que possui o currículo mais modesto, com somente duas conquistas, ambas na atual temporada.

Apesar da derrota para Serena, a bielorrussa ainda tem chance de voltar a liderar o ranking, mas para isso precisa torcer para sua algoz na final. Se a norte-americana conseguir vencer pela quinta vez em Wimbledon, Azarenka irá aparecer novamente como número 1 do mundo na próxima lista da WTA, mas em caso contrário quem irá comandar será Radwanska. Por sua vez, a caçula das Williams pula de sexta para quarta melhor colocada no ranking feminino independente do resultado na decisão, uma vez que a diferença para as três primeiras é ainda muito grande.

Serena comandou as ações no primeiro set, principalmente quando encaixava a primeira bola, com a qual venceu 94% dos pontos disputados. Por conta disso, a norte-americana não teve o serviço ameaçado uma vez sequer e conseguiu uma quebra solitária, na única oportunidade que teve, para largar na frente.

Na segunda parcial, a bielorrussa teve que se arriscar mais, aumentando tanto o número de bolas vencedoras, que passou de quatro para nove, quanto o de erros não forçados, de dois para seis. Mesmo assim, Azarenka levou a primeira quebra do set, mas conseguiu reagir e devolveu a desvantagem, levando a definição para o tiebreak, no qual Serena aproveitou o grande dia no saque para sacramentar o triunfo.

(in globoesporte)

 

 

—————

Voltar