Soderling arrasa Ferrero na final de Bastad

17-07-2011 19:18

Bastad (Suécia) - Diante de sua torcida, o sueco Robin Soderling soube superar a longa espera provocada pela chuva e conquistou neste domingo seu quarto troféu da temporada com outra vitória esmagadora. Ele, que há havia aplicado 6/1 e 6/0 sobre o tcheco Tomas Berdych no sábado, desta vez atropelou o espanhol David Ferrer, por duplo 6/2, em partida que durou 67 minutos. Levou para casa 72,5 mil euros.

Soderling atinge assim o décimo troféu da carreira e o segundo sobre o saibro. O anterior veio também em Bastad, há dois anos. Em 2010, ele havia perdido a final para o espanhol Nicolás Almagro. Número 5 do ranking, ele marca seu primeiro bom resultado desde fevereiro, quando vinha em grande sequência sobre o piso sintético e havia conquistado Brisbane, Roterdã e Marselha. Depois, sofreu queda de rendimento e somou 19 vitórias e oito derrotas no período.
A final contra Ferrer teve o mesmo padrão da partida anterior, em que Soderling impôs seu primeiro serviço para comandar os pontos. Com 51% de acerto do saque inicial, ganhou 18 desses 21 pontos. O adversário foi muito menos eficiente e perdeu metade das vezes em que converteu o primeiro saque, além de se mostrar falho no fundo de quadra diante dos golpes sempre pesados do sueco. Soderling ampliou ainda mais sua enorme vantagem sobre Ferrer nos confrontos diretos: 14 em 18 duelos.

Campeão do torneio em 2007, Ferrer vem da ótima campanha na Copa Davis, tendo vencido seus dois jogos em Austin sobre quadra muito rápida. Esta foi sua quinta final da temporada, mas ele só confirmou o troféu em Auckland e Acapulco, tendo perdido também as decisões de Monte Carlo e Barcelona, ambas para Rafael Nadal. Na carreira, Ferrer soma 11 torneios.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar