Stepanek passa por Monfils na final de Washington

08-08-2011 10:38

 

Washington (EUA) - Aos 32 anos, o tcheco Radek Stepanek mostrou que ainda tem fôlego e muito tênis. Ele encerrou jejum de dois anos sem conquistar títulos de simples no circuito, ao passar com relativa facilidade pelo francês Gael Monfils, número 7 do mundo, por duplo 6/4, na decisão do importante ATP 500 de Washigton.

Os dois tenistas disputavam sua primeira final da temporada. O tcheco havia ganhado seu último torneio em San Jose de dois anos atrás e tinha perdido cinco dos sete duelos contra Monfils, com placar desfavorável de 1 a 4 sobre a quadra sintética. O francês, no entanto, justificou novamente sua fama de falhar nas decisões: perdeu a 11ª de 14 finais já disputadas.

Com o título, Stepanek faturou US$ 264 mil e deu um belo salto no ranking, devendo ir do atual 54º para o 35º posto. Ele se tornou também o mais velho tenista a ganhar Washington desde Jimmy Connors, que venceu em 1988 aos 33 anos. Também é o mais idoso jogador entre os top 100 do ranking atual.

"É uma satisfação enorme para mim. É incrível ainda ter condições de competir com a garotada", afirma o veterano tenista. "Acho que somos como vinho, quanto mais velho, melhor ficarmos. Acho que idade não é a questão, mas sim como nos sentimos. Ainda acredito em mim mesmo".

Para conquistar o quinto troféu da carreira, Stepanek contou novamente com seu excelente aproveitamento nos games de serviço. Não permitiu um único break-point em toda a partida, mesmo acertando apenas 38% dos primeiros saques, um índice muito baixo. De qualquer forma, ele terminou a semana com 59 de 63 games de serviço vencidos, salvando 19 de 23 break-points.

Na decisão de duplas, o francês Michael Llodra e o sérvio Nenad Zimonjic, que haviam eliminado os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares num apertadíssimo jogo semifinal, levaram  o troféu ao superar de virada o sueco Robert Lindstedt e o romeno Horia Tecau, por 6/7 (3-7), 7/6 (8-6) e 10-7.

Depois de ter vencido o primeiro set, Lindstedt e Tecau abriram 4/2 na segunda série e ainda tiveram um match-point no décimo game. Depois, abriram 6-3 no segundo tiebreak, desperdiçando  mais três pontos de campeonato. Só então, Llodra e Zimonjic tomaram conta do jogo e chegaram a ter 8-2 no match-tiebreak, fechando a longa partida de 2h02. Foi o primeiro título da nova parceria, depois de derrotas nas finais de Madri e Roterdão.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar