Taça Davis :: República Checa conquista titulo

18-11-2012 21:06

Stepanek dá bicampeonato da Davis aos checos

 

Praga (República Tcheca) - Foram 32 anos de espera para a Checolovaquia finalmente vencer a Copa Davis pela segunda vez. Os anfitriões derrotaram a pentacampeã Espanha na quinta partida, graças à vitória de Radek Stepanek diante de Nicolás Almagro, com parciais de 6/4, 7/6 (7-0), 3/6 e 6/3.

O título anterior dos checos data de 1980, antes da separação entre República Checa e Eslováquia. Os líderes da equipe na época eram Ivan Lendl e Tomas Smid, que jogaram três vezes na final, assim como Tomas Berdych e Stepanek fizeram durante toda a campanha do bicampeonato.

Já a Espanha não repetiu a vitória da final de 2009 contra os tchecos. David Ferrer foi um líder eficiente, vencendo todas as suas partidas de Davis nesta temporada, mas Almagro, novo titular, foi batido duas vezes na decisão. Rafael Nadal foi a grande ausência da Espanha em 2012, por causa de sua lesão no joelho.

Claramente nervosos no começo da partida, Stepanek e Almagro fizeram jogos longos, disputados e repletos de chances de quebra. O checo lutava com seu eficiente jogo de rede, enquanto o espanhol contava com a potência de seus golpes. A experiência de Stepanek fez a diferença pela primeira vez quando o checo conseguiu o primeiro break em 5/4 para fechar o primeiro set.

Almagro reagiu no segundo set e chegou a abrir 4/2 de vantagem. No entanto, o espanhol perdeu três jogos consecutivos de seguida, motivando Stepanek e animando o público em Praga. Apesar de salvar quatro set-points em 4/5 e 5/6, o espanhol espalhou erros no tiebreak e não marcou nenhum ponto.

Após uma longa conversa com Alex Corretja, Almagro voltou mais equilibrado no terceiro set e não desperdiçou o break que conseguiu. Porém, Stepanek jogou um 'balde de água fria' na reação espanhola ao abrir 4/1 no quarto set. O checo não converteu o primeiro match-points, mas confirmou no segundo, caiu de joelhos na quadra e chorou ao ser abraçado pelos compatriotas.

 

—————

Voltar