Tsonga elimina Federer depois de recuperação histórica

29-06-2011 17:13

Londres (Inglaterra) - Com um tênis extremamente agressivo e elegante, o francês Jo-Wilfried Tsonga conseguiu um resultado histórico nesta quarta-feira: além de passar pela primeira vez à semifinal de Wimbledon, ele se tornou o primeiro a virar uma partida de Grand Slam contra o suíço Roger Federer depois de perder os dois primeiros sets. Tsonga marcou 3/6, 6/7 (3-7), 6/4, 6/4 e 6/4, em duelo de 3h28.

Ele tentará agora reviver os bons tempos do tênis francês em Wimbledon e chegar à primeira decisão do torneio desde Cédric Pioline, em 1997. O último tenista de seu país a ganhar o Slam britânico foi Yvan Petra, em 1946. O adversário desta sexta-feira será o sérvio Novak Djokovic. Nos confrontos diretos, Tsonga tem vantagem de 5 a 2, tendo vencido a mais recente, nas quartas do Aberto da Austrália da temporada passada.

Federer, por sua vez, cai pelo segundo ano consecutivo nas quartas de final de Wimbledon. Em 2010, ele foi parado pelo tcheco Tomas Berdych. O suíço ganhou sobre a grama do All England Club por seis vezes, cinco delas consecutivas entre 2003 e 2007, sendo batido na decisão de 2008 e voltado às conquistas na temporada seguinte. Federer havia atingido a marca de 178 vitórias em Slam depois de ganhar os dois primeiros sets.

Tsonga começou mal a partida e com isso perdeu logo o primeiro game de serviço. Teve chance de se recuperar no quarto game, mas Federer salvou três break-points e manteve a vantagem até fechar a série. O egundo set não viu qualquer oportunidade de quebra, com amplo domínio dos sacadores, apesar de o francês ter tido baixo aproveitamento tanto de acerto de primeiro saque (68%) como de pontos vencidos com ele (69%).

A reação do francês começou no terceiro game do terceiro set, quando fez ótimas devoluções e induziu o adversário aos erros. Com eficiência no saque, manteve a vantagem até fechar por 6/4. O cabeça 12 mostrava maior confiança a cada game e a história se repetiu no quarto set, com quebra prematura no terceiro game.

A situação ficou ainda mais complicada com a quebra obtida por Tsonga na abertura do quinto set, quando o francês forçou muito as devoluções com sucesso. Sempre muito agressivo, o número 19 do ranking atuou firme tanto no fundo como nas subidas à rede, provocando erros do hexacampeão, e completou o jogo sem permitir qualquer outro break-point ao suíço desde aquele do primeiro set.

Na estatística final da partida, Tsonga acertou 70% do primeiro saque, com 18 aces e 73% desses pontos vencidos, enquanto Federer obteve 75% de aproveitamento, 17 aces e 78% de pontos ganhos. O francês anotou 63 winners e 22 erros diante de 57 e 11. O aproveitamento na rede foi parecido, com 37 de 58 para o francês (64%) e 26 de 42 para o suíço (62%).

Aos 26 anos e com 1,88m, Tsonga só disputou duas outras semifinais de Grand Slam na carreira, ambas na Austrália, onde foi vice em 2008. Ele já tinha chegado às quartas de Wimbledon do ano passado, porém jamais passou das oitavas em Roland Garros ou no US Open. Com os pontos somados, Tsonga subirá para o 16º lugar, ainda longe de seu recorde pessoal, que foi o sexto posto em novembro de 2008.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar