US OPEN 2011:: Djokovic salva dois match-points e supera Federer

10-09-2011 23:27

Nova York (EUA) - Repetindo 2010, quando salvou dois match-points e virou para cima do suíço Roger Federer, avançando à final, o sérvio Novak Djokovic mais uma vez bateu o número 3 do mundo após ficar muito perto da derrota. No final, ele conseguiu uma difícil virada, com parciais de 6/7, 4/6, 6/3, 6/2 e 7/5, depois de 3h41 de confronto.

Cinco vezes campeão em Flushing Meadows, entre 2004 e 2008, Federer não conseguirá manter a escrita de vencer ao menos um título de Grand Slam por temporada desde que ergueu sua primeira taça em um dos quatro principais torneios do tênis mundial, em 2003. Neste ano, o suíço não obteve resultados muito expressivos e só venceu um título, no ATP 250 de Doha.

O duelo começou bastante equilibrado, com os dois adversários sacando muito bem e não dando chances de quebras. Por isso, a decisão do primeiro set foi para o tiebreak, no qual Federer levou a melhor e saiu em vantagem. Mais agressivo e bem confiante após ter o placar favorável, o suíço levou também a segunda parcial.

Mesmo depois de perder os dois primeiros sets e não conseguir ter muitas chances com o estilo quase opressor do suíço, Djokovic se aproveitou muito bem de um vacilo do rival no começo da terceira parcial para abrir 3/0. Ele manteve a quebra de vantagem até o fim, diminuindo a vantagem de Federer no placar e também entrando de volta no jogo.

Embalado com a vitória na parcial anterior, o número 1 do mundo repetiu o feito e começou o quarto set com nova quebra. Trabalhando melhor na esquerda do suíço, Djokovic passou a fazer sua bola andar mais, enquanto Federer diminuiu teve uma queda na potencia de seus golpes. Com isso, o sérvio anotou um 6/2 na parcial, que igualou o marcador e forçou o quinto set.

Bastante tenso e equilibrado, o set decisivo começou com recuperação de Federer, que mesmo depois de perder as duas parciais anteriores voltou firme para a reta final. O suíço chegou até a ter o jogo nas mãos, já que sacou para fechar em 5/3, mas desperdiçou dois match-points, permitindo a reação de Djokovic. Sem bobear, o sérvio aproveitou a porta aberta pelo rival e sacramentou a virada.

 

in tenisbrasil

 

—————

Voltar