WTA Brasil Tennis Cup :: Puchkova surpreende Venus e busca seu 1º título

01-03-2013 23:39

Florianópolis (SC) - Ninguém sabia o que ia acontecer na reta final do segundo confronto das meias finais. Num jogo totalmente aberto, a russa Olga Puchkova aproveitou os problemas que a norte-americana Venus Williams encontrava no serviço desde o fim do segundo set e, com muita dificuldade, conseguiu a vitória com parciais de 4/6, 6/4 e 7/5, em 2h31 de batalha.

Assim como aconteceu na partida anterior, Venus teve um princípio com muitos erros e perdeu o serviço logo de entrada. Depois de abrir 2/0, a russa não aproveitou a vantagem por muito tempo e logo de seguida sofreu um break. As duas foram confirmando os serviços até Puchkova levar a quebra decisiva no 10º jogo o que lhe custou o set.

O equilíbrio manteve-se no segundo set e novamente a duas trocaram breaks, uma para cada lado, antes de chegar a reta final. Desta vez, quem se deu melhor foi a russa, que superou o serviço de Venus no nono jogo e não vacilou e empatando a partida. No terceiro set, Venus começou na frente, 2/0, mas novamente o contra break apareceu.

Apesar de enfrentar problemas para servir durante todo o terceiro set, Venus foi quebrada apenas no nono jogo. Só que no momento em que teve a sua oportunidade e serviu para fechar o jogo ela cometeu três duplas faltas e adiou o fim. O sofrimento da ex-número 1 continuou e mesmo depois de conseguir 40-0, mais uma vez acabou por ceder.

Na segunda oportunidade que teve para encerrar a factura, Puchkova não vacilou e conseguiu a vitória e a vaga na final. Esta será a terceira oportunidade que a russa terá de conquistar um troféu, algo que não acontece desde 2006, quando foi vice-campeoã em Kolkata e Québec City.

 

Na outra meia final, o estilo nada convencional da romena Monica Niculescu prevaleceu sobre o favoritismo da francesa Kristina Mladenovic, sétima mais bem cotada ao título no WTA de Florianópolis. O jogo que abriu a rodada a tenista de Slatina cravou sua vaga na final ao anotar arrasadores 6/0 e 6/2, em apenas 63 minutos de partida.

Com o seu estilo peculiar abusando de slices de direita, Niculescu parece ter tirado do sério a rival francesa, principalmente no primeiro set. Mladenovic teve um péssimo começo de partida, errou muito, foi quebrada em três oportunidades e acabou levando um “pneu” da romena. A situação estava tão ruim para a cabeça de série 7 que ela pediu para falar com a treinadora.

A conversa pareceu ter surtido algum efeito, já que Mladenovic abriu o segundo set superando o serviço da romena. Só que não manteve o bom momento por muito tempo e logo no jogo seguinte acabou quebrada mais uma vez. A francesa voltou ao script do set anterior, voltou a cometer diversos erros e sofreu para confirmar os serviços.

Niculescu aproveitou a irregularidade da sétima favorita e abriu 5/1, mas vacilou ao servir para o jogo. Depois de vencer seu segundo jogo na partida, sendo ambos no serviço da romena, Mladenovic repetiu a história que a assolou em todo o confronto, jogou muito mal com o serviço, foi quebrada mais uma vez e viu a adversária setenciar a partida.

—————

Voltar