WTA de Florianópolis :: Niculescu levanta em Floripa 1ª taça da carreira

03-03-2013 09:53

Florianópolis (SC) - Na sua primeira edição, o WTA de Florianópolis contou com uma campeã estreante. Mesmo antes da final deste sábado começar, a conquista inédita já estava assegurada, uma vez que as duas finalistas, a romena Monica Niculescu e a russa Olga Puchkova, procuravam o seu tão sonhado primeiro título. No fim, a primeira levou a melhor em três sets, com 6/2, 4/6 e 6/4.

Com a conquista em Floripa, a romena irá facturar US$ 40 mil e somar 280 pontos no ranking, que a levará a 58ª colocação, 17 acima da actual. Já Puchkova terá uma subida ainda maior, ganhando 30 colocações, o que a levará de volta para o top 100, no 79º posto da lista da WTA.

Mais uma vez o estilo peculiar de jogo de Niculescu, com seus slices de direita, foram uma dor de cabeça para a rival. No início, houve dois jogos com confirmações e outros dois com breaks, a partir dai quem deu as cartas foi a romena.

Foram quatro jogos seguidos para a romena, que levou o primeiro set. Niculescu manteve o embalo e logo no primeiro jogo do segundo set superou o serviço da russa. A torcida então entrou em acção e empurrou Puchkova rumo a reação. Forçando insistentemente o backhand da romena, ela devolveu a desvantagem no sexto jogo e voltou a quebrar a rival para fechar em 6/4.

Não foi só o apoio do público que ajudou a russa, mas sim a sua maior consistência e o facto da estratégia de jogar no revés de Niculescu estar a resultar. Apesar de comandar a maioria dos pontos, Puchkova fez um jogo repleto de erros e acabou sendo quebrada mais uma vez no quinto jogo do terceiro e decisivo set.

De volta à dianteira do marcador, a romena teve um refresco e conseguiu respirar por alguns jogos, tendo menos trabalho para vencer os pontos. Puchkova ainda esboçou uma reacção, devolveu o break e empatou a 4/4, mas perdeu o serviço no nono jogo e de seguida Niculescu não desperdiçou a oportunidade de ouro e fechou o jogo.

—————

Voltar