WTA Madrid Open :: Serena vence, mantém o 1 e comemora 50º título

12-05-2013 16:31

Madrid (Espanha) - A melhor tenista da actualidade, mesmo sobre terra batida, continua sendo Serena Williams. A norte-americana comprovou isso neste domingo, ao manter o título do Premier de Madrid e derrotar com relativa facilidade a russa Maria Sharapova, a número 2 do mundo, por dois sets a zero e parciais de 6/1 e 6/4.

Serena atinge assim o 50º título da carreira - é a décima maior coleção da Era Profissional, três atrás de Monica Seles - e o quarto da temporada, sendo dois deles sobre a quadra sintética de Brisbane e Miami e outros dois em terra, em Charleston e Madrid. A norte-americana embolsoou 643 mil euros e atinge a casa dos $ 44 milhões de dolares no total.

A nova conquista também impediu Sharapova de recuperar a liderança do ranking, o que deve ficar mais difícil já que a russa defenderá agora os títulos de Roma, já na próxima semana, e de Roland Garros. A norte-americana leva vantagem porque perdeu na estreia em Paris no ano passado e assim poderá somar muitos pontos no Aberto Francês.

A russa também continua a amargar um terrível histórico diante de Serena, a quem só venceu duas vezes em 15 confrontos diretos, porém ambas as vitórias foram em 2004. A derrota deste domingo foi a 12ª consecutiva. Neste longo período, tirou apenas três sets da adversária.

A partida de Madrid foi um reflexo claro dessa diferença. Serena quebrou logo os dois primeiros jogos de serviço de Sharapova e abriu 4/0, fechando a série em seguida sem qualquer dificuldade. Só então a russa conseguiu impor o primeiro serviço e ser mais agressiva, chegando a 3/1. Mas bastou um vacilo para Serena recuperar a confiança. Virou para 4/3, salvando o segundo break-point que encarou, mas colocou enorme pressão no serviço da adversária no jogo final e a induziu a erros.

A estatística final anotou 18 winners contra 14 para Serena, que também errou menos (18 a 21). A norte-americana acertou nada menos que 78% do primeiro serviço e viu a russa cometer oito duplas faltas.

De tão alegre, Serena ousou fazer um rápido discurso em espanhol na cerimônia de premios e saiu-se muito bem.

—————

Voltar