WTA Madrid Open :: Serena e Sharapova decidem título e o número 1

11-05-2013 14:51

Madrid (Espanha) - A final do Premier de Madri não poderia ser mais valiosa. A norte-americana Serena Williams vai em busca do bicampeonato diante da russa Maria Sharapova, que não perde na terra batida há 20 partidas, e quem vencer ainda aparecerá na liderança do ranking mundial na segunda-feira.

Serena não fez uma grande partida no primeiro set e encontrou diversas dificuldades contra a italiana Sara Errani, mas depois dominou os nervos e os golpes de base para anotar as parciais de 7/5 e 6/2. Já Sharapova sofreu problemas com o serviço - chegou a anotar seis duplas faltas - antes de eliminar a sérvia Ana Ivanovic, por 6/4 e 6/3.

Esta foi a quinta vitória de Serena sobre Errani, que dentro de três semanas terá de defender o vice-campenato de Roland Garros. A líder do ranking procurará neste domingo o quarto troféu da temporada e o 50º de sua carreira. Ela vem das conquistas de Miami e Charleston, tendo vencido Brisbane em janeiro.

Sharapova, por sua vez, atingiu a 500ª vitória da sua carreira com o sétimo triunfo em nove duelos diante de Ivanovic. A sérvia procurava o primeiro sucesso sobre uma das top 2 do ranking desde 2007 e a primeira final de alta qualidade desde Indian Wells de 2009. A russa tenta o 30º título da carreira e o terceiro do ano, após Indian Wells e Stuttgart.

Nos confrontos diretos, a vantagem de Serena sobre Sharapova é enorme: 12 a 2, sendo as últimas 11 consecutivas. A última vitória da russa foi na final do Masters de 2004. Nesse longo período, tirou apenas três sets a adversária, um deles na recente final de Miami, em que fez 6/4 na primeira série, mas cedeu nos sets seguintes por 6/3 e 6/0.

Sharapova esteve pela última vez no nº1 do ranking por pouco menos de um mês, entre junho e julho do ano passado, após conquistar Roland Garros. Já Serena reassumiu a liderança em fevereiro desta temporada.

—————

Voltar