WTA Premier Toronto :: Serena procura 8º título do ano contra surpresa romena

11-08-2013 05:56

Toronto (Canadá) - A norte-americana Serena Williams superou os seus erros e um incômodo físico e está em mais uma final na temporada 2013. A número 1 do mundo derrotou com grande esforço a polaca Agnieszka Radwanska pela sexta vez, com parciais de 7/6 (3) e 6/4, e irá decidir o título neste domingo contra a surpreendente Sorana Cirstea, romena de 23 anos e número 27 do ranking, que venceu a chinesa Na Li, por 6/1 e 7/6 (5).

Serena irá a procura do oitavo título da temporada, onde consta os Grand Slam de Paris e de Wimbledon, e o 54º da carreira. No total, são 55 vitórias e apenas três derrotas. A norte-americana ganhou o torneio em 2001 e depois em 2011, ou seja, sempre que o Premier do Canadá aconteceu em Toronto.

A partida contra Radwanska, diferente dos cinco duelos anteriores, foi extremamente equilibrada. A polaca cumpriu a promessa de correr atrás de cada ponto e com isso induziu a adversária a muitos erros. Com isso, Serena chegou a perder dois jogos de serviço, embora tenha recuperado e também obtido outros dois, o que justificou o tiebreak. Só então o jogo mais agressivo da norte-americana fez diferença.

No segundo set, o esforço de Radwanska foi recompensado e ela conseguiu abrir 3/1, diante de uma adversária que parecia incomodada. Serena reagiu com golpes mais precisos e boa dose de paciência, virando para 4/3. A polaca igualou e aí veio um longo e exaustivo jogo. Mesmo atingindo seu 46º erro não-forçado, Williams ainda chegou a 5/4, depois de salvar um break-point e anotar o 40º winner. Agrediu então até fechar o jogo de 1h52 com um volei perfeito. No final, foram 43 winners contra apenas nove e 47 erros diante de 21.

Cirstea, que também havia tirado Caroline Wozniacki, Jelena Jankovic e Petra Kvitova ao longo da semana, ficou feliz por não ter cedido à pressão do final da partida, quando perdeu dois match-points antes de concluir o jogo no tiebreak. "Passei por um grande desafio. Antes, eu teria baixado a cabeça, mas desta vez continuei focada e lutando por cada ponto". Li, finalista do ano passado, chegou a ter 3/1 no segundo set e sacou com 5/4. No tiebreak, teve 4-1. "Ela jogou de forma muito confiante", definiu Li.

Esta é a terceira final de Cirstea na sua carreira, embora as duas anteriores tivessem vindo em torneios menores. Ela foi finalista em Budapeste, em 2007, e ganhou Tashkent, na temporada seguinte.

—————

Voltar