Davis Cup - Declarações de F Gil

17-09-2010 21:43

Taça Davis 2010

Gil jogou o encontro «mais longo da carreira»

Frederico Gil confessou que jogou o encontro "mais longo da carreira" diante do bósnio Amer Delic, no primeiro encontro de singulares da decisiva eliminatória do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis by PNB Paribas, no “Central” do Jamor.
 
Apesar do visível cansaço após quatro horas e 52 minutos de jogo intenso, Frederico Gil não escondia a emoção por uma vitória tão suada e importante para Portugal no confronto com a Bósnia e Herzegocina, pelos parciais de 6-3, 6-4, 6-7(14), 3-6 e 9-7.
 
“Foi um jogo bastante longo, o mais longo da minha carreira, além de ter sido muito difícil”, afirmou, na conferência de imprensa que se realizou após a partida, acrescentando: “Não estive nos melhores dias, sendo que a minha melhor fase foi na parte final. Tive de jogar mais alto.”
 
O tenista, que manteve o público preso às bancadas do "Central" durante várias horas seguidas, frisou que está "contente por ter ganho" e considerou que "foi super importante" a vitória que deu a vantagem a Portugal por 1-0 na eliminatória que decide a nação que vai ser promovida ao Grupo 1 em 2011.
 
Apesar de admitir "estar um pouco desgastado", Frederico Gil afirmou que está pronto para jogar e preferiu ressalvar que "foi um ponto importante para Portugal".

"Amanhã [sábado], estarei aqui a jogar com o meu par [Leonardo Tavares], dando o meu melhor para alcançar a vitória", disse, sublinhando que "o segundo 'set' foi o mais importante e o terceiro foi o mais difícil".

"Foi um jogo difícil, com expectativas pouco altas. Todos querem ganhar, mas, quando isso acontece, a lucidez é pouca”, afirmou, notando que “o nível de jogo reflecte-se na pressão."

Também o bósnio Amer Delic comentou o longo encontro com Frederico Gil, considerando que o início "foi duro".

“Este foi um dos meus jogos mais longos nos últimos 14 meses”, afirmou perante os jornalistas portugueses e bósnios. “Sabia que tinha de jogar bem e o que tinha de fazer para o vencer”, explicou o tenista bósnio, radicado nos Estados Unidos, que esteve lesionado durante vários meses.

Amer Delic reconheceu que não se sentiu na sua melhor forma física, salientando que “Teve cãimbras nos gémeos".

"Tentei ser eficiente, mas funcionou por pouco tempo, e quando dei por isso estava a perder. O Frederico tinha mais pressão que eu, porque jogava em casa, ele era favorito, tem jogado regularmente e eu não jogava há algum tempo. No entanto eu estava preocupado comigo e não com ele e o primeiro jogo (1-0) fez a diferença para mim”, afirmou.

(in FPT)

—————

Voltar